terça-feira, 26 de agosto de 2008

A CONSCIÊNCIA DO MISTÉRIO DA CONSCIÊNCIA

Nota: Bom, estou num momento diferente da minha vida. Onde o lirismo tornou formas mais enigmáticas de se transformar em palavras. Realmente é um momento muito novo e muito agradável este que eu estou passando. Começando a organizar as coisas que estão na minha cabeça. Por isso que eu escrevi este texto, meio sem começo, sem fim, um teorema desorganizado da minha cabeça e que eu preferi deixar assim mesmo, fica mais natural. Espero que gostem.

******

A consciência é mesmo uma dádiva. Mas nunca ousei tomar conhecimento, ou pelo menos, me conscientizar dela. Ter consciência de ser consciente para mim era me enrolar na arrogância. Só agora percebo que isso na verdade facilita as coisas.

Tudo no mundo é secreto, é mistério, e eu me alimento desvendando-o. Pois bem, se tudo na vida é mistério, também tudo tem um propósito. Saber qual, ou como é o que nos leva a caminhar. E a caminhada é extraordinária! Caminhar para o nada, para onde a percepção do olfato ou da visão resolver me guiar. Por Deus que eu não tenho propósito nem nessas palavras que eu escrevo. Vou pelo acaso e o acaso que se vire e me coloque à frente de algo! Pois, senão, de que adiantaria tudo isso?

Tudo é fácil e difícil, comum e extraordinário na mesma proporção. O resto é metodologia imbecil que a gente cria tentando facilitar as coisas. Deus me livre das coisas fáceis! Acostumei-me tanto com o complexo, com o doloroso, com o quase absurdo, que as coisas fáceis ficaram um pouco embarreiradas pra mim. Eu formulei o infinito e o coloquei dentro de mim¹. Pense você que não há nada de excepcional em nada que eu diga, faça, ou seja. E não há mesmo. Mas a minha viajem interna é tão grande que eu acabei sendo engolida por mim mesma. Tudo é metafísico e grande na minha cabeça. É a história das "pequenas idéias, grandes bocas", às vezes um tijolo pode construir uma casa e ainda fazer o telhado. Como isso é possível? Mistério. O que não significa que não tenha explicação. Eu, sinceramente, não sinto necessidades nenhuma de encontrá-la, mas se você quiser uma, trate de inventá-la.

Pensar em pensar. Quem disse que quem pensa demais acaba por fazer nada é burro por não saber utilizar seus pensamentos. Pensar é construir. É como fazer um bolo, e pode ser até mais gostoso, a diferença é que por mais que queiramos compartilhar seu gosto, como isto que eu estou tentando fazer ao escrever, é impossível outra pessoa saborear do mesmo jeito. Coisa interessantíssima essa de uma maçã para mim ser uma laranja para o outro, a diferença é realmente uma coisa fundamental, a individualidade. Não que eu não goste das massas, das coisas em conjunto, mas como dizem, quando todos pensam iguais é porque ninguém está pensando nada. Então pensemos diferente, vamos criar consciência das diferenças e vamos multiplicar tudo, fazer a vida, tudo, evoluir em progressão geométrica.

O que eu quero dizer com tudo isso? Nada, apenas o que está escrito, o resto eu deixo a cargo de quem lê. O exercício diário que eu me forço a fazer: Fazer pensar. Um pouco grandioso demais para essa mente tão limitada, cheia de amarras morais, mas vale à tentativa. Sentido da vida? Não, a questão não é essa. Pode-se andar para trás ou para frente se for de bom grado, mas a questão não é o sentido, é a FORMA.

_________
¹ COBAIN, Kurt. Oh me. Seattle, 1994.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Tão vulnerável, Tão desarmada

Quando você se vê distante de si mesma e não sabe porquê
E as coisas parecem todas estar no seu devido lugar
Mas te falta um pedaço
e esse pedaço parece tudo
E mesmo sendo bonitas as coisas parecem se brilho


E o mundo gira tão devagar que você nem sente
E você se sente uma tola por estar descontente
De repente um raio cai
Duas palavras e um cometa
que você não esperava pára perto de você
E você se deixa levar
e quer que ele te leve
porque agora tudo brilha
e você sente borboletas no estômago


Ele é tudo que você queria
E é tudo que você precisa
E você sente que caiu num rio claro
e você quer ficar lá pra sempre
Sentir cada cheiro, cada cor
e se deixa levar pela correnteza
Porque com ele você está segura
E você vai...
Você vai...
You're falling down
Falling down...


Vocês completam um ao outro
Peixe água, leão fogo
E tão rápido que o tempo passa
A paixão queima o peito e te arrepia por dentro
Porque você esperou a vida inteira, sem saber, para tê-lo
Você pode ser por inteira tudo o que é sem ter medo
You're falling down
Falling down
You're falling down
Falling down
Falling down in love...